Compliance na gestão de contratos e contratações nas empresas

Por Eduarda Sprea Ciscato e Rafaela Sanches

O termo Compliance vem do verbo inglês comply, que tem acepções como cumprir, obedecer, agir em conformidade e respeitar disposições. Foi com a Lei Anticorrupção ( Lei nº 12.846/2013) que o conceito de Compliance se popularizou, uma vez que tal legislação tem o  objetivo de responsabilizar civilmente todas as empresas por atos contra a administração pública – incluindo atos fraudulentos e de corrupção em licitações e outros tipos de contratos. Dessa maneira, as relações passaram a ser mais bem documentadas, ao passo que os direitos e obrigações das partes envolvidas ficam detalhados no acordo. 

Muitas vezes o contexto de “contratos” pode dar margem para atos ilícitos – como propinas e subornos – além de ter a possibilidade de acarretar uma séria de conflitos de interesses entre as partes. Nesse sentido, a necessidade de uma gestão transparente e eficiente. 

Por meio do Compliance, aliado ao gerenciamento de contratos e contratações, a empresa pode: 

  • Garantir o histórico de todas as ações, negociações e acordos com fornecedores;
  • Oferecer documentação detalhada e comunicação clara de todas as fases de um contrato – da elaboração, passando pela negociação e aprovação, até o encerramento;
  • Ter maior controle dos prazos de vencimento e renovação de contratos;
  • Estabelecer políticas de segurança da informação e segurança cibernética;
  • Contar com uma política clara de contratação de colaboradores e prestadores de serviço;
  • Monitorar os valores, prazos e quantidade de suprimentos negociados com fornecedores;
  • Garantir o cumprimento dos níveis de SLA (Service Level Agreement ou Acordo de Nível de Serviço) estabelecidos nos acordos;
  • Estabelecer critérios de seleção de fornecedores, garantindo idoneidade e maior qualidade;
  • Manter a adequação de todos os envolvidos quanto às políticas e diretrizes da empresa.

Assim, com uma gestão baseada no Compliance, todos os requisitos contratuais, bem como os direitos e obrigações das partes, tornam-se mais transparentes, o que engendra em uma relação mais efetiva. 

A Ciscato Advogados Associados utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência. Ao continuar navegando, você concorda com a utilização dessas tecnologias, como também, concorda com os termos da nossa política de privacidade.